Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

O mágico do playbook

O estrago que o Colin Kaepernick fez desde que assumiu a vaga de titular foi enorme. Seu estilo de jogo complica a vida das defesas. Lança bem, mas com uma mecânica pouco convencional, sem falar que sua corrida é muito potente e sua leitura é bem precisa em diversos momentos. É displicente em algumas situações, mas nada mais que alguns anos na liga não resolvam.

Colin Kaepernick executa, mas quem pensa nas jogadas pro camisa 7? Ali no canto, na sideline, se estabelece o gênio ofensivo que coordena o ataque de San Francisco. Greg Roman.

Certamente, você já viu a pistol formation em algum jogo dos 49ers. Essa formação veio à tona em 2012, mas em 2013 foi decifrada e teve sua efetividade diminuida por conta do aprendizado que os outros times tiveram na virada da temporada.
Greg Roman está desde 2011 em San Francisco (foto: ABC News)

O que impressiona nas chamadas ofensivas de Greg Roman são as dezenas de shifts (mudança de formação) e motions (mudança de apenas um atleta antes do snap). São dezenas de formações, muitas delas criadas por Roman, que atreladas a pistol formation e ao read-option, trazem San Francisco a um outro nível de criatividade ofensiva.

Vejo o Coordenador Ofensivo dos 49ers como um revolucionário da vertente ofensiva, junto com a sabedoria e ousadia de Jim Harbaugh, esse ataque tem tudo para jogar muito em 2014.

O equívoco de Minnesota

Após os Vikings não terem ido aos playoffs e Leslie Frazier ter sido demitido, muito se especulou em volta de Greg Roman como head coach de Minnesota para 2014. Sempre bati na tecla de que um ataque com um quarterback nas mesmas características de Colin Kaepernick (poderia ser Teddy Bridgewater ou Johnny Manziel), junto com Adrian Peterson, Jerome Felton, Greg Jennings, Cordarrelle Patterson e Kyle Rudolph seria muito produtivo.

Bridgewater (esqueda) e Manziel (direita) são favoritos a serem draftados na primeira rodada. (foto: Chron)
Os jogadores citados são muito bons, inteligentes e poderiam ser uma nova versão dos 49ers, ofensivamente falando. O GM dos Vikings, Rick Spielman, optou por trazer Mike Zimmer, ex-coordenador defensivo dos Bengals. Não duvido que ele melhore Minnesota em pelo menos 50%, mas reforço minha preferência por Greg Roman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário