Páginas

sábado, 15 de março de 2014

Do jeito que está não pode ficar

Um dos lances mais "sem sal" da NFL é o extra point. Para quem não sabe, essa situação acontece após um touchdown, quando um kicker chuta no "Y" e caso a bola passe entre as balizas, é configurado o ponto extra.

O ponto extra foi adicionado ao futebol americano em 1912, quando o esporte não era tão profissional quanto é hoje. O ponto extra decidia jogos, pois o índice de acerto não era tão alto quanto no século XXI. Dos anos 1990 até 2013, foram chutados mais de 1.200 extra points, mais de 99% dos chutes foram convertidos em pontuação, números absurdos e que trazem à tona a discussão sobre a importância do ponto.
(foto: Conservational Alabama)
As duas idéias de mudança que podem ser propostas são:

1- Aumento da distância do field goal.

O chute, atualmente, é de 19 jardas. A ideia é levar o chute para a linha de 42 jardas, elevando a dificuldade, sem perder a característica original.

2- Touchdown valendo sete.

O chute seria abolido e o touchdown, automaticamente, valeria sete. A conversão de dois pontos não sofreria alterações.

Para quem ama o esporte, já está chato ver o extra point. Para manter as raízes do jogo, na minha opinião, levar a tentativa para a linha de 42 jardas seria o ideal.

2 comentários:

  1. concordo que o extra point é sem graça, mas acho que seria melhor acabar com ele e deixar o touchdown valendo 7, afinal quem faz touchdown deve levar vantagem em quem faz field goal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente seu ponto de vista e acho válido. Mas se criaram o field goal e querem mudar isso, acho mais legal levá-lo para a linha de 42, criando uma dificuldade e sem perder as raízes, que é o que eu valorizo no jogo.

      Mas tem o outro lado, se todo mundo começar a errar e os times abrirem mão do TD pra fazer field goal, tem que se pensar em uma maneira de mudar.

      Excluir