Páginas

sábado, 23 de agosto de 2014

Punição pro "rapaz do blog"

Quem diria que eu seria personagem de uma matéria que escrevi, ainda mais de uma forma negativa. Como jornalista ou pseudo jornalista - como dizem na Cidade de Teresa -, tenho que ser imparcial, e serei. No dia 03 de agosto, em Petrópolis, Wolves e Islanders estrearam na LiFFA. Um jogo ruim para o Wolves, realçado pela qualidade da equipe carioca.

Naquela ocasião, nada deu certo para os Lobos. Muita gente perdendo a cabeça, inclusive eu. Não conseguia ver meu time daquela forma, além de não acreditar que uma arbitragem que teoricamente estava preparada, mas que foi frouxa. Pirei. No fim do terceiro período cheguei em um ponto que nem eu imaginei que chegaria. Agredi um atleta com dois socos. Foi uma atitude ridícula, baixa e tosca.

Peço milhares de desculpas ao atleta Gabriel Bueno, no qual foi a vítima de uma agressão desnecessária. Pois bem, imagina-se que eu tenha sido ejetado, mas não fui (?). Crê-se que essa brutalidade tenha ido para a súmula, não foi. Isso impressiona.

Cerca de 15 dias depois do jogo, chega aos meus ouvidos que me indiciaram e estavam pedindo uma punição, justo. Logo de imediato pensei que fosse a arbitragem do Andorinhas querendo fazer justiça por desencargo de consciência, mas não foi. O senhor Marcelo Arantes, coordenador defensivo do próximo adversário do Wolves, o Falcons, pediu para que fosse analisado um vídeo no qual eu agredia o camisa 89 dos Insulanos.

Achei impressionante. MUITO tempo depois do jogo pedem que eu seja suspenso. É certo me punirem, mas há falhas no regulamento do campeonato e manobras feitas para que eu pudesse "pegar um gancho". 

Veja bem, caro leitor: No inicio do campeonato foi estabelecido pelo Colegiado - cúpula que toma decisões sobre a LiFFA - que seria PROIBIDO usar vídeos para que algum atleta fosse julgado e apenas a SÚMULA valeria como registro de alguma atitude incorreta. Após o jogo entre Wolves e Islanders, depois da Liga toda já saber do ocorrido, mudaram as regras sobre o uso de vídeos e a partir de então foi LIBERADO esse recurso.

Questiono se houve medo da parte de Volta Redonda para fazer isso, mas tento acreditar que não, afinal, estou fora de forma e minha melhor fase já passou. Mas embasado em qual argumento eles mudaram essa legislação, que nas palavras do diretor jurídico do Nova Friburgo Yetis, Felipe Greff, é ilegal mudar o regulamento no meio da competição.

Se não tinha nada na súmula e vídeo não pode ser utilizado, por regra, meu soco não existiu e, sendo assim, não haveria punição. Pois bem, acho que deveria haver punição só que tudo isso é meio confuso e nebuloso. A partir daí surge outra pergunta: como fica nos jogos que não forem filmados e acontecerem situações idênticas? A súmula vai valer nessa ocasião e o "disse-me-disse" será forma de avaliação?

Gostaria de levantar uma questão polêmica e de reflexão: no jogo entre Yetis e Giants, válido pela abertura da LiFFA, o atleta Yuri Miranda, camisa 23, agrediu o quarterback Gabriel Zani com um soco. O infrator foi ejetado, relatado em súmula e ficou tudo como está, pois não há vídeo, já que não valia nada audiovisual. Uma semana depois ocorre algo idêntico só que com proporções maiores. Seria o peso do conhecimento de um atleta ou outro?

Após esse burburinho todo, falaram que os atletas de Rockers e Hunters teriam a pena reduzida. Curioso. Ambos, assim como eu, poderiam ter causado um estrago irreversível, só que eles foram julgados como "lance de jogo". Ai você pergunta: mas Guilherme, nos dois tinham vídeos acusando. Te respondo, exato. Mas as duas faltas pessoais flagrantes estão em súmula e no mesmo momento os rapazes foram ejetados.

Seguindo, devo ser punido em dois jogos. Justo, mas com as dúvidas já registradas acima. Como estarei suspenso, não apitarei os jogos em que o Wolves for escalado até a data da minha volta aos gramados, assim como os demais membros da minha equipe 1. Disponibilizaremos os grupos mais jovens para que adquiram mais experiência. Volto no jogo contra o Andorinhas, mesmo que esteja eliminado, classificado ou buscando a vaga, será um momento incrível!

Muitos talvez não quisessem ler isso, mas eu fiz o que o cornerback do Rockers Bernardo Bonifácio me disse no arbitral: "Opinião você guarda pro seu blog". Me escorando nessa dica, resolvi passar para cá os pensamentos e desculpas. Vale lembra que em breve devo postar mais coisas sobre essa punição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário