Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Jogando como campeões

Mandando o jogo em Conceição de Macabú, o Macaé Oilers recebeu nesse domingo, 17, o Nova FriburgoYetis. O duelo marcou a estreia do time da cidade do Petróleo na LiFFA, mas quem saiu com a vitória por 31 a 27 foram os "Homens de Gelo".

Agora com duas vitórias e nenhuma derrota, a equipe da Serra começou o jogo em marcha lenta, pecou em coisas fundamentais que ninguém nunca os viu errar, sendo assim, o adversário aproveitou suas falhas para pontuar. Ao fim do primeiro tempo o placar marcava 27 a 3 para a equipe da casa. 

Tirando forças de onde não se tinha, o Yetis iniciou uma reação no terceiro período e os passes do quarterback Gabriel Zani começaram a conectar. No final do jogo, já com os refletores acesos, o time friburguense conseguiu encostar e deixou sua desvantagem em apenas uma posse de bola. Estava 27 a 24 para o Macaé, a equipe estava com a bola no meio do campo e ao invés de fazer o punt, resolveram tentar uma investida pelo meio do campo com o FB Diogo. Turnover on downs, bola pros atuais campeões.

Em uma campanha de um minuto e um segundo, "Zani Manziel" distribuiu a bola para quatro alvos diferentes e conseguiu chegar perto da end zone, mas as faltas faziam a equipe voltar. Restando um minuto no relógio o passe de 25 jardas foi conectado com o jovem talento Lucas Storck e uma virada de campeão aconteceu no Estádio Rio Branco.

O primeiro tempo terminou 27 a 3 para o Oilers (foto: LiFFA)
Não faltou emoção, não faltou qualidade, não faltou NADA! O fino da bola oval foi jogado em Conceição de Macabú. Antes de fazer a análise algumas coisas precisam ser destacadas: a organização do local - gramado, marcação de campo, iluminação artificial, arquibancada, cabine de imprensa - foi maravilhosa; os dois times jogaram se respeitando demais; a arbitragem era inexperiente mas conseguiu conduzir o jogo sem problemas. Quero desejar melhoras ao jogador mais esforçado da Liga e meu amigo pessoal: Vovô. O safety sofreu uma contusão séria no joelho e, provavelmente, não joga mais esse ano. É torcer para que a carreira não chegue ao fim. Estamos com você, amigo! 

#Partiu #Análise:

Macaé Oilers (0-1):

Que time é esse? Desde o começo fui surpreendido. Confesso que esperava muito menos do QB Gabriel Lazaro, mas a postura que ele apresentou hoje é pra ser aplaudida de pé. Passes com confiança, playactions maravilhosos, força no lançamento. Gostei muito. 

O ataque terrestre emplacou legal. O RB Fernando e o FB Diogo formaram uma dupla sensacional. O running back baixinho quebrou tackles, fez cortes, entrou muito bem nos gaps, jogou demais. Desafiando as leis da física, o fullback deu uma aula de como arrastar os adversários. Quanta força nas pernas e, mesmo fora de forma, mostrou uma velocidade acima da média. Lembrou até o ex-corredor de Pittsburgh Steelers, Jerome Bettis.

Esperava bastante do WR Daniel Antunes, acreditei que o americano Patrick faria aparições como tight end, mas quem deu um show e fez um caminhão de jardas foi o novato Bruno Oliveira. O camisa 80 marcou dois touchdowns (70 e 74 jardas), além de fazer uma outra recepção de mais 12, somando 156 jardas totais. Que garoto para big plays!

Mesmo falhando nos últimos períodos, a defesa foi muito bem. Com Patrick de um lado e o Dalmo do outro, a pressão era enorme, sem contar que o segundo mencionado é uma "torre humana" e atrapalhou bastante a visão do quarterback adversário. Um detalhe importante nessa defesa é a precisão nos tackles. Ninguém errava esse fundamento e sempre chegava mais de um pra colaborar na derrubada. Esse time tem futuro.

Nova Friburgo Yetis (2-0):

Da água pro vinho o time conseguiu restabelecer seu ritmo e estilo de jogo. O ataque aéreo foi bem quando precisou. Gabriel Zani lançou a bola para vários alvos diferentes: Hiago, Japão, Raonni, Lucas e Nathan. Essa diversidade e qualidade dos recebedores foi o que fez a diferença. O quarterback baixinho tem seus méritos e qualidades que poucos possuem no campeonato: maturidade e segurança.

Seguindo com o jogo aéreo eu destaco dois caras que foram maravilhosamente bem nessa tarde: Raonni e Lucas. O primeiro jogou muito, uma verdadeira bola de segurança. Dominou a defesa adversária com seus "bubble screens". Já quando a chapa esquentou, o novato Lucas Storck segurou a pressão. O camisa 15 recebeu muitas bolas e fez o touchdown que deu a vitória aos friburguenses. 

O jogo terrestre demorou pra encaixar. Nathan Zebendo continua crescendo de produção a cada jogo e se aumentar ainda mais de nível pode ser um dos candidatos ao MVP. Não entendo o que está acontecendo com o Bessa. Era um pilar do time e parece que perdeu espaço. É uma questão que não assimilei bem ainda.

A defesa foi muito mal no começo do jogo, perdeu o linebacker Kaká que saiu no fim do primeiro período dentro da ambulância com uma possível contusão na perna. Surpreendemente, o camisa 21 voltou e a garra que faltava no setor voltou junto. Com tackles precisos, determinação e sabedoria de quem já foi campeão, o Nova Friburgo Yetis fez valer o peso da camisa.

A única certeza que fica é que em Friburgo, o jogo de volta vai pegar fogo e tem todos os ingredientes para que seja uma tarde tão emocionante quanto esta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário