Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

LiFFA realiza módulo básico de arbitragem

A Liga Fluminense de Futebol Americano realizou no domingo (31), na Ilha do Governador, a primeira parte do curso de arbitragem do torneio, que contou com 137 participantes. O conteúdo ministrado foi o básico, praticamente, reciclando os árbitros de 2014 e preparando os novos dessa temporada, além de acrescentar as atualizações da regra para 2015. O palestrante foi Jean Pierre Soares do Torneio Touchdown, que também aplicará a parte avançada no dia 21 de junho.

(foto: Jayson Braga)
Durante o curso um assunto muito importante e que causou um burburinho nas últimas semanas foi levado a debate: a permissão do stiff arm (braço de ferro) nesse ano. Vavo Calvet, diretor de arbitragem, comentou sobre a decisão: "Ela não é minha. Isso foi uma votação do Colegiado.", particularmente eu não gosto. É óbvio que vai dar problema, pois os jogadores da LiFFA não possuem a maturidade necessária para usar desse artifício. Mesmo o recurso não sendo permitido em contato direto com o rosto, sempre há os malandrinhos. Ah, para quem gosta, o bull jerk está liberado.

Para Vavo, o resultado da Clínica é positivo e ele reforçou o discurso sobre a qualidade da didática do árbitro Jean Pierre Soares:

"Gostei muito. A palestra do Jean é isso. Quase não vi pessoas 'moscando' e esclareceu as dúvidas do pessoal. Todos foram muito participativos." - avaliou, o também QB do Islanders.

Conversei com Jean sobre a renovação na airbtragem do Rio e ele falou que o processo já está acontecendo. Além do Carioca Bowl, a LiFFA entrará no radar dos árbitros mais experientes para que os melhores do interior possam, quem sabe, futuramente, apitar no Torneio Touchdown:

"Esse processo já está acontecendo! Em 2015 teremos cinco novos árbitros na equipe do Rio. São pessoas que já vinhamos acompanhando há cinco anos no Carioca Bowl. Nós faremos igual é feito nos EUA: não são clínicas para novos árbitros, mas sim avaliar essas pessoas do Carioca Bowl e, agora, a LiFFA e fazer o convite pra acompanhar um jogo conosco, conversar com a gente e participar dos grupos dos estudos de regra."

Todos os times que vão disputar a temporada de 2015 estiveram presentes, até mesmo o recém-chegado ao Full-Pads, Nova Friburgo Yetis - que disputará um amistoso contra o Botafogo Reptiles, dia 14 de junho, em Cachoeiras de Macacu. O outro filiado seria o Valença Hunters, mas não vi nenhum deles na listagem oficial. A boa surpresa foi o comparecimento do Rural Thunders - equipe criada há seis meses.

Xiiii...

Com seis árbitros da Clínica de Arbitragem de 2014 e sete no de 2015, o Itaipuaçu Krakens pode se enrolar nessa temporada, afinal, o número obrigatório para todos os times é de 14. De acordo com o Arbitral realizado no inicio do ano, nesse momento os "Krakudos" estariam fora da LiFFA, por não cumprir essa exigência. Só que no ano passado o Nova Friburgo Yetis faltou a Clínica, também obrigatória, mas teve a opção de custear um evento igual a esses na cidade do Rio de Janeiro, assim ficaram com a ficha limpa. A decisão oficial sai em breve.

Xiiii... (2)

Quem também tropeça no quesito arbitragem é o Rio das Ostras Warriors. O time possui 13 árbitros aptos para conduzir um jogo, além do QB/RB Lucas Diogo que fez a Clínica de 2014 por Itaipuaçu e agora é do time calouro da Região dos Lagos. Se ele fizer o módulo avançado em 21 de junho sua equipe crava os 14 obrigatórios, caso contrário, seu clube deve entrar na mesma situação dos Krakens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário