Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

LiFFA define datas das clínicas de arbitragem

O diretor de arbitragem, Vavo Calvet, anunciou datas das clinicas de arbitragem de 2015. O cursos acontecerão no dia 31 de maio e 21 de junho, ambos com inicio às 10h e com encerramento às 17h, na Subprefeitura do Rio, na Ilha do Governardor. Assim como em 2014, o palestrante será Jean Pierre Soares, árbitro do Torneio Touchdown.
Jean possui mais de 20 anos de experiência no futebol americano (foto: Jayson Braga)
Para o dia 31 de maio, o conteúdo será mais básico já que nem todos os mais de 150 presentes possuem alguma experiência com o apito. Em 21 de junho, o módulo avançado será especificamente para árbitros com maior responsabilidade, como o Referee e o Umpire. Vale lembrar que todas as dez equipes que vão participar do torneio terão que mandar representantes para esses dois dias. Além deles, o Valença Hunters e o Nova Friburgo Yetis também participarão, já que são filiados à LiFFA, só optaram em não atuar na edição 2015.

Para arbitrar em 2015 será necessário: - Ter feito a Clínica da LiFFA desse ano ou Clínica do Carioca Bowl 2015; - Não fazer reciclagem das Clínicas da LiFFA ou Carioca Bowl de 2014 deixarão o árbitro apto até o dia 21 de junho.

Para participar do conteúdo avançado será necessário: - Ter feito a Clínica básica da LiFFA de 2014 ou 2015, assim como a do Carioca Bowl dos mesmos anos.

Cada time é obrigado a levar pelo menos seis árbitros para esse evento. A intenção é que metade deles apitem: um como Referee, um como Umpire e outro como cronometrista - que será uma pessoa fora do campo que ficará com o relógio, excluindo essa função de um dos sete oficiais. Além disso, o árbitro principal é autoridade máxima nos jogos, não havendo mais um delegado.

 
Vavo tem boas expectativas sobre a clínica e acredita na melhora da arbitragem para essa temporada:

"Eu gosto muito da clínica do Jean. Além de explicar muito bem, ele estimula as pessoas a falar e tirar dúvidas. Acredito que com um número maior de participantes e com a clínica avançada melhoraremos a arbitragem. Sem falar na obrigatoriedade de serem sete árbitros por partida." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário