Páginas

domingo, 9 de agosto de 2015

Vasco da Gama Patriotas vence o Tubarões do Cerrado e garante liderança do Grupo B

Num sábado (8), véspera de dia dos pais, os papais vascaínos saíram do Estádio Luso Brasileiro bem felizes. A equipe cruzmaltina derrotou o Tubarões do Cerrado-DF por 31 a 00 e assumiu a liderança do Grupo B do Torneio Touchdown. O duelo foi válido pela quinta semana do TTD 2015, agora, os atuais campeões se preparam para enfrentar o Flamengo F.A, dia 30 de agosto, no mesmo Luso, dessa vez com mando rubro-negro. Já a equipe do Centro-Oeste aguarda o Vila Velha Tritões-ES, para o duelo em casa, no mesmo dia do Clássico dos Milhões da bola oval.

(foto: Jayson Braga)
O domínio vascaíno aconteceu do começo ao final. A primeira pancada nas intenções do Tubarões do Cerrado foi o retorno do WR Lipe Fernandes no primeiro kickoff da partida - foram 95 jardas até a end zone; extra point convertido. Ainda no primeiro período, o RB Rômulo Ramos correu um Draw em Shotgun de 34 jardas para aumentar o placar - chute extra convertido. No segundo período, o QB Lucas Shaw conectou uma big play de 71 jardas com o WR Lipe Fernandes - com extra point. 

O terceiro período foi menos agitado, mas ainda sim o Vasco pontuou. Fechando um dia mágico, Lipe Fernandes recebeu um passe de 19 jardas do americano Lucas Shaw para marcar seu terceiro touchdown no jogo - com extra point. Quem também teve um grande dia e selou pontuando foi o K/DE Ryan Homem, anotando um field goal de 43 jardas.  

O head coach vascaíno, Gabriel Mendes, analisou que esse não foi o melhor jogo do Patriotas e no discurso ao fim do jogo, o técnico salientou que o futebol apresentado não é o suficiente para derrotar o Flamengo; o treinador também apontou alguns erros da equipe:

"Jogamos o suficiente para vencer o Tubarões, mas isso não é suficiente para vencer o Flamengo. (...) Esse foi o pior jogo do Lucas pelo Vasco, ainda sim lançou big plays e passou para dois touchdowns. Cometemos, provavelmente, mais de 100 jardas de falta. São erros que não podemos cometer." - contou o também coordenador de times especiais da Seleção Brasileira, Gabriel Mendes.

O Patriotas nunca venceu o seu maior rival, sendo uma derrota em 2013 e outra em 2014 - ano que venceu todas as equipes menos o Flamengo F.A. Para o treinador assim como para o presidente do Vasco, Eurico Miranda, o duelo contra o rubro-negro é um clássico à parte:

"O jogo contra o Flamengo é um clássico à parte. O time deles é mais forte do que em 2014 e eles não estão sentindo tanta falta do 'Mamão' quanto as pessoas acham. O Flamengo tem um grande quarterback (KC Frost) e um grande running back (Yolandus Pratt). Vi muita gente falando que eles enfraqueceram, mas eu os vejo como candidatos ao título." 

Para o coordenador defensivo, Rodrigo Hermida, é muito gratificante ver a defesa não sofrendo pontos e acha que a defesa melhorou em relação à temporada passada:

"É bom ver que ainda não sofremos pontos ainda. (...) Nossa defesa é muito mais física do que na temporada passada, conseguimos trazer reforços que somaram para o elenco e elevaram o nível da defesa." - contou, Hermida.

Análise:

Vasco da Gama Patriotas (2-0):

Lucas é um baita QB, ele se movimenta bem, faz leitura dos alvos com qualidade e é ótimo com proteção. Hoje, em deslocamento, ele errou alguns passes, mas castigou a secundária adversária quando as rotas iam para o fundo com Lipe. Atuando na maior parte do tempo com três wide receivers e um tight end ou quatro WRs em situação de passe, ficou difícil marcar muitos alvos. 

Pelo chão, a rotatividade é muito grande. Rômulo Ramos fez seu touchdown de 34 jardas, mas não teve um grande número de snaps. Alinhando ao lado de Lucas Shaw no shotgun, usar o Draw com ele quebra qualquer defesa. Leduc Fauth, Piter Damacino e Caio Vidal também tiveram suas corridas. Um pra cada pacote situacional.

Pelo ar, já disse que Lipe dominou com seus TDs. Pedro Silva teve um drop bobo, Rudá certamente não teve seu melhor jogo da carreira e ainda tomou uma carimbada da secundária adversária em uma tentativa no meio do campo.

A linha ofensiva conseguiu parar dois atletas de Seleção Brasileira - Felipe Marques e Augusto 'The Bus -, além de ser uma grande arma no jogo terrestre, já que o Vasco é adepto das traps.

A linha defensiva teve boas atuações, como dois sacks do DE Roldan Junior, além de um fumble forçado e outro recuperado pelo DE Ryan Homem. Esses dois que também tiveram destaque nos times especiais: o primeiro por conseguir executar um punt com a bola quicando no chão, o outro pelos seus extra points e um field goal.

No corpo de linebackers, o LB Sloan Henry teve sua interceptação e contundiu a panturrilha em sequência. Com essa ausência, o OLB Pablo Chalfun teve algumas repetições atuando no meio do box, dividindo snaps com o calouro João 'Holyfield'. A secundária foi até bem. A maioria dos poucos passes que tomaram foi quando estiveram em Cover 3 e o QB Kerry King usou as rotas curtas. 

Tubarões do Cerrado (1-1):

Em sua segunda temporada com o Tubarões, o QB Kerry King pode até ter mais entrosamento, só que ainda sim não adiantou muito. A maioria das jogadas eram under center ou em I-Formation ou com o full back fazendo motion. O RB Bruno Oliveira conseguiu bons avanços, principalmente, por fora da linha usando a velocidade e alguns bloqueios. Destaque para o bom trabalho do FB Igor do Nascimento, que com sua força conseguiu alguns bons bloqueios. Fez diferença.

Uma situação que prejudicou muito a equipe foram as conversões de terceira descida. Em números não oficiais, o Tubarões converteu apenas quatro de 14 tentativas (28%) e em quartas descidas converteram duas de três tentativas (66%).

No jogo aéreo, tiveram alguns drops desnecessários, inclusive um do camisa 10 Lucas Ricci que se agarrasse parava só na end zone. Como citei no parágrafo de DBs do Vasco, o TdC usou os passes curtos, mas quando mudaram para uma marcação mano a mano, não rolou para a equipe de Brasília.

A OL cedeu à pressão, tanto que King não conseguia plantar os pés para lançar em algumas situações, foi o caso da interceptação de Sloan, onde o quarterback tinha um defensor em seu calcanhar e pulou para passar.

Sem nível de informação suficiente para avaliar a defesa do Tubarões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário