Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Vasco da Gama Patriotas derrota o Flamengo F.A e acaba com tabus de sua história no esporte

A história do Vasco da Gama Patriotas (3-0) é bonita e foi coroada com o título em 2014, mas ainda tinham dois fantasmas que persistiam em resistir ao trabalho vascaíno: vencer o Flamengo (1-2) e derrotar o QB KC Frost. E nesse domingo (30), no Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, esses dois tabus caíram. O atual campeão nacional derrotou rubro-negro carioca por 28 a 26 em um jogo emocionante, com um roteiro dramático e, basicamente, um teste para o coração do torcedor. Com a vitória, o Vasco reassumiu a liderança do Grupo B e já caminha bem para chegar novamente aos Playoffs.
Imagem meramente ilustrativa (foto: Jayson Braga)
"Se clássico é clássico e vice-versa", a emoção esteve presente no Luso. Com um começo de partida triunfal, o Vasco abriu o placar no primeiro quarto com um touchdown de duas jardas do RB Leduc Fauth - com XP. Ampliando a vantagem ainda nos primeiros 12 minutos, o QB Lucas Shaw acertou o WR Rudá numa conexão de 18 jardas - com extra point. No segundo quarto, o RB Rômulo Ramos, o R40, foi até a endzone depois de percorrer duas jardas - com chute exrtra; o Flamengo abriu seu marcador com um field goal do K/WR Patrick Dutton em uma tentativa de 30 jardas. Fim de primeira etapa: Vasco Patriotas 21 x 3 Flamengo FA.

Com outra postura no segundo tempo e mostrando um grande poder de reação, o Flamengo F.A apresentou KC Frost ao público. O quarterback teve um grande segundo tempo e após passe de 60 jardas que acabou na linha de duas jardas, o americano fez um QB Sneak e saiu atropelando até quebrar o plano de goal - o próprio KC converteu o two point. Aumentando a vantagem cruzmaltina, o QB Lucas Shaw encontrou o TE JP Fabres na end zone com um passe de 17 jardas - com XP. 

O placar marcava 28 a 11 e a partir daí só deu Flamengo: em um passe quase interceptado pelo LB Pablo Chalfun, o TE Felipe 'Cebola' roubou a bola da mão do linebacker e marcou o touchdown rubro-negro. A jogada lembrou a famosa Fail Mary de Green Bay Packers x Seattle Seahawks em 2012. O touchdown teve dois pontos adicionados com o RB Yolandus Pratt na conversão.

Com muita confusão no onside kick, o Flamengo conseguiu recuperar a bola e em sequência marcou outro touchdown com o TE Felipe 'Cebola' - dessa vez com extra point. No kickoff seguinte, a equipe rubro-negra ergueu a bola até o meio de campo e o FS/KR Joshua Canup pediu fair catch. Faltando 15 segundos para o fim, o Flamengo conseguiu ter a bola de volta após um fake punt mal sucedido que teve o próximo ponto da bola no meio do campo. 

O último drive teve KC Frost lançando a bola pro meio do campo e o passe foi incompleto. Restando dois segundos, o americano saiu do pocket, correu para a direita, a porta estava fechada, teve bons bloqueios para voltar ao centro do gramado, plantar os pés e soltar o braço: nada feito e fim de papo.
Primeira vitória vascaína em Clássicos dos Milhões - versão bola oval.

Quase que o Flamengo virou e o QB KC Frost falou sobre o jogo, na ocasião, sobre o poder de reação da equipe e por ter demorado a 'acordar':

"Iniciamos a recuperação tarde demais. Começamos a jogar só no segundo tempo e o jogo de futebol americano é longo, mas ao mesmo tempo não pode deixá-los abrir vantagem. Isso que aconteceu hoje mostra que temos a luta, a força e o talento para manter o jogo contra qualquer um. Só que temos que resolver jogar mais cedo na partida.", avaliou KC Frost, bicampeão do Torneio Touchdown.

KC vs Cabritos (foto: Jayson Braga)

O head coach do Vasco, Gabriel Mendes, avaliou o duelo desse domingo e acredita que é importante passar por testes assim para não sofrer sustos em um futuro próximo:

(foto: Fábio Nuno)
"Foi bom ter sentido o 'gostinho' de um jogo difícil, que é importante, pois não é bom ficar ganhando de zero o tempo todo. Isso serviu para aprendermos a lidar com situações decisivas. Hoje, eu, como os técnicos e jogadores tivemos um pouco de dificuldade. Nós vencemos pois construímos uma vantagem muito grande. Ainda bem que esse recado veio na hora certa e em um jogo que a gente ganhou." - comentou o técnico que também é coordenador de times especiais da Seleção Brasileira. 

Na próxima rodada, os atuais campeões nacionais recebem o Minas Locomotiva, no próximo dia 19 de setembro, às 14h, no Luso Brasileiro. Já o Flamengo recepciona o Santos Tsunami uma semana depois no mesmo estádio na Ilha do Governador.

Agora, vamos à análise:

Flamengo F.A (1-2):

KC Frost é um dos melhores QBs do Brasil, se não for o melhor. O americano tem velocidade, tem bons cortes e o principal para um lançador: tem um ótimo passe. Ele faz milagre com a bola na mão e tempo no pocket, tanto que as big plays saíram quando ele estava sem muita pressão. O camisa 6 ainda alinhou de free safety e kick returner.

Iron Man Pratt: recém-chegado ao Flamengo e aos poucos ele vai fazendo seu impacto. O running back teve bons e maus momentos no jogo. O vi melhor em jogadas de motion. Quando ele era o homem em movimento fazia boas recepções na screen, quando o WR Dutton era o cara em movimento, abriam gaps no meio para correr. O camisa 2 também alinhou como FS e KR. 

Imgem meramente ilustrativa (foto: Jayson Braga)
Todos falamos do suposto enfraquecimento do Flamengo com as saídas, mas acredito que a grande perda foi do WR Vinny, além da contusão que tirou Gui Piccoli da temporada. Muitos drops e aparições apagadas de Dutton, 'Palmito' e 'Cinco'. Em contrapartida, os TEs fizeram um bom jogo: Neto e Cebola jogam muito bem juntos. Tanto que o segundo mencionado foi um dos responsáveis pela forma que o Flamengo reagiu no jogo.

Vi uma linha ofensiva que defende a pressão, entende como a mobilidade do QB KC Frost pode mover o ataque. Não acho que o setor foi mal, mesmo sofrendo alguns sacks. No outro lado da linha, a pressão também acontece: Lucas Shaw foi ao chão duas vezes pelo DL Lucas Leguizamon. Bom jogo do camisa 76.

A secundária rubro-negra teve suas perdas para essa temporada, é inegável. Não dá pra perder Sodré e Sapo da noite pro dia e repor com a mesma qualidade. Mas ainda sim a secundária teve um trabalho decente. Destaco a carimbada que o Yolandus Pratt deu no Josh Canup do Vasco. 

Vasco da Gama Patriotas (3-0):

O QB Lucas Shaw é um diferencial nesse ataque. Ele possui um bom braço e sintonia fina com Rudá, Lipe e Josh. Sim, o FS atuou de novo como wide receiver e, assim como na final em 2014, jogou bem. Voltando a falar de Lucas, ele teve que requebrar dentro do pocket em algumas oportunidades, mas sem perder o bom passe. Boa tarde do camisa 11, que terminou com 2 TDs e 0 Int.

Pelo chão, esse duelo foi basicamente de Leduc Fauth e Rômulo Ramos, além das entradas de 'Pipiter' e Favorito como full backs. Caio Vidal em jogadas específicas. Voltando aos dois mais ativados, cada um marcou um touchdown de duas jardas, mas gostei da forma que mesmo baixinho Leduc bloqueia muito bem. Sua presença do backfield cria uma dubiedade na leitura. Rômulo com seu jeito free style foi bem em chamadas de Misdirection e correu muito bem um Draw no meio do campo. 

A Força Aérea do Vasco novamente bem: o WR Rudá Andrade novamente com boa atuação, começando o jogo com três recepções que levaram o ataque bem a frente - dois first downs e um touchdown. Ele saiu com uma contusão na costela e retornou fazendo uma recepção importante no fim do jogo. Josh Canup voltou a atuar como WR e teve jogada que chegou a deixar três no chão com cortes secos, quase marcando o touchdown. Destaco também a regularidade do TE JP Fabres. Sem muito status, mas sempre muito bem, o camisa 5 sempre faz bons jogos e hoje deixou a marca dele. Merece o reconhecimento.

A linha ofensiva fez um bom jogo, cometeu poucas faltas, foi inteligente. Nos momentos que deram tempo para o quarterback, o americano Lucas Shaw foi preciso. E é isso que o Vasco tem que fazer pra ser campeão: dar a Lucas o tempo que precisa e impulsionar as corridas de seus bons corredores.

A linha defensiva tem hoje o destaque de três atletas: os DTs Wallace e Costão, além do calouro DE Matheus Libardoni. Os grandalhões de meio de linha iam pra cima de KC e cada um conseguiu 1.5 sacks. Já o novato está cada vez mais explosivo, com bom tackle e uma raça descomunal. O camisa 93 forçou um fumble em cima de KC Frost e o recuperou. Grande destaque da safra 2015.

No corpo de linebackers, Sloan Henry foi regular, mas ainda sim conseguiu 0.5 sack, além de tackles importantes. Pablo Chalfun quase interceptou a bola dentro da end zone, só que sua velocidade pra chegar em todas as jogadas impressiona. O baixinho é bom demais.

Curtinhas:

Decepcionou!

Os presentes no Luso Brasileiro foram incríveis. Gritaram, provocaram sadiamente e torceram. O clima estava ótimo, só que o estádio bem mais vazio do que eu esperava. Podia ter ficado mais lotado.

Homenageado

O WR Rodrigo Pons, o Vinny, que se aposentou após a Copa do Mundo de Futebol Americano, foi homenageado antes do jogo começar. Homenagem justa para um dos caras que ajudou a construir o FA em solo carioca.

Muitas faltas

Clássico é pegado, então faltas aconteceram. Foram 24 ao todo:

Flamengo cometeu 15 faltas para 130 jardas; o Vasco cometeu 9 faltas para 120 jardas - inclusive três facemasks.

Vale lembrar que faltas declinadas e offsettings não foram contabilizados, além das estatísticas não serem oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário