Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

LiFFA realiza módulo avançado da Clínica de Arbitragem

No próximo domingo (21), às 10h, a Liga Fluminense de Futebol Americano realiza, novamente, a Clínica de Arbitragem. Agora, o experiente árbitro Jean Pierre Soares explica o módulo avançado, direcionando o conteúdo para referees, umpires e cronometristas - substituindo a função de delegado. O evento acontece na Subprefeitura do Rio, na Ilha do Governador, mesmo local da última palestra.
Jean Pierre tem experiência de cerca de 20 anos no futebol americano (foto: Jayson Braga)
Essa Clínica, como Jean declarou na primeira, será cheia de vídeos de situações de jogo, certamente, ensinando a mecânica, chaveamento, aplicação de regras, entre outras nuances que as 'zebras' devem estar cientes antes, durante e no pós-jogo.

Em 2015, com Vavo Calvet de diretor de arbitragem foi estabelecido três níveis de árbitros: 
  •   Nível 1: os árbitros desse escalão só poderão apitar no fundo do campo, como Side Judge e Field Judge. Para arbitrar nessas funções a pessoa deve ter assistido pelo menos metade da clínica básica e metade da avançada. 
  • Nível 2: as 'zebras' dessa função podem arbitrar de Line Judge, Head Linesman, Back Judge, Side Judge e Field Judge. Esse nível é para quem assistiu qualquer uma das Clínicas de 2015 na íntegra.
  • Nível 3: São os árbitros que fizeram as duas Clínicas desse ano em sua totalidade. Eles podem arbitrar em qualquer uma das funções.
Vavo falou sobre essa Clínica e reforçou o método usado por Jean, além disso o diretor crê em uma participação mais ativa dos presentes:

"Como eu já tinha te falado, eu gosto muito da Clínica do Jean Pierre. Além de explicar muito bem, ele estimula as pessoas a falar e tirar dúvidas. Muitos dos questionamentos que surgem no bate papo informal serão tiradas na hora. A participação de todos deve ser muito mais ativa do que no primeiro evento." - avaliou.

Itaipuaçu Krakens e Rio das Ostras Warriors são praticamente 'obrigados' a comparecer 

O evento é obrigatório para todos os times da Liga, só que como o número mínimo de árbitros nível 3 precisa ser de seis componentes. Krakens e Warriors precisam mais do que todo o resto estar presentes. Os Krakens foram com apenas sete representantes no evento do dia 31 de maio, então precisará dos seus árbitros antigos para conseguir formar o sexteto de 'zebras'. Os Warriors foram com 13, ainda sim conseguiram escalar um árbitro irregular. Para limpar a ficha, a imagem e mostrar que querem participar de verdade da LiFFA 2015, essas duas equipes terão que se esforçar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário