Páginas

sábado, 6 de junho de 2015

Islanders e Falcons duelam na estreia da LiFFA 15

Finalmente a bola oval vai voar de forma oficial no interior do Rio de Janeiro. O atual campeão, RJ Islanders, recebe o Volta Redonda Falcons, nesse domingo (7), em um dos melhores duelos da primeira fase. A partida começa às 14h e marca o reencontro de duas equipes que fizeram ótimas participações em 2014: os Insulanos foram campeões e os Falcons caíram para os cariocas na semifinal. Somados, os times tiveram oito atletas na Seleção do torneio ano passado.

Paulo Abrantes pelo Islanders e Kadu Estevão pelo Falcons foram os escolhidos para a primeira arte de 2015.
 (foto: LiFFA) 

A vontade que o time de Volta Redonda tem de vencer o Islanders não deve caber no Clube dos Taifeiros da Aeronáutica, no domingo. Os jogadores da "Cidade do Aço" ficaram no quase em duas oportunidades na temporada passada e, hoje, estão mais motivados do que nunca. O Islanders é o primeiro time da história do interior a se dividir em duas competições simultâneas: o Carioca Bowl na praia e a LiFFA na grama.

O time da Ilha do Governador não fez uma pré-temporada, já que desde março disputa o Carioca Bowl: em cinco jogos foram dois triunfos e três derrotas - ainda brigando pela vaga nos Playoffs. Se nas areias a "Onda Laranja" não é favorita ao troféu de campeão, na grama eles defendem firme seu posto de primeiro lugar. A pré-temporada dos Falcons foi proveitosa, já que foram mais de 100 inscritos no Try-Out e boas peças chegaram para reforçar o elenco. Com vitórias sobre Costa Verde Ducks e Rio das Ostras Warriors, VR conseguiu acertar seus detalhes e também é candidato ao título desse ano. 

Vamos a primeira análise da temporada regular da LiFFA 2015:

RJ Islanders (0-0):

O MVP da temporada passada, Vavo Calvet, será o QB titular. Imóvel, mas um dos lançadores mais conscientes, ele faz o jogo acontecer com simplicidade. Sua temporada passada foi ótima e as variações de chamadas dificultavam todas as defesas.

Pelo chão, Léo Farah é o cara. Com uma ótima temporada 2014, o corredor é versátil: investidas por dentro e por fora da linha. Velocidade, às vezes corta, mas ele adora um contato. O baixinho também atua pelo Botafogo Reptiles na grama.

A qualidade no corpo de recebedores é vista em poucos times do campeonato. O TE Paulo Abrantes e os WRs Rodrigo Alkmim e Gabriel Bueno são bolas de segurança. O trio desenvolve seu jogo nos grandes do Rio e trazem pra LiFFA a experiência que nem todos possuem. 

A OL é pesada. Difícil passar por eles, só que vão enfrentar uma linha defensiva extremamente corajosa e com linebackers que conseguem entrar. O jogo pode ganhar um formato de definição nas trincheiras. 

Classificando a defesa dos Insulanos, sabe-se que é uma das melhores da Liga. Com uma DL pesada, LBs ágeis e uma secundária atenta, é difícil pontuar contra eles. O meu destaque para essa equipe são os novatos. Quero vê-los em ação. 

Volta Redonda Falcons (0-0): 

Para nossa alegria, Monção está de volta nos passes de VR. Baixinho com personalidade, mais maduro e trabalhando sua leitura, mecânica, etc, o QB vai dar trabalho. O ataque me parece muito mais compacto do que na temporada anterior. Carlos Leal, Arthur Barcelos, Rildo (Alô, Marcelo. Bota ele), e, principalmente, o TE Fábio Yeagashi vão dar trabalho - mesmo sem João Adolpho contundido. 

No chão, as repetições são divididas entre Lucas Giatti, Diego Soares, Jr. Assis e Guilherme Sargento. Gosto da forma que cada um age. Giatti menos, pois o conheço pouco. Só que Soares sabe cortar e não nega o contato. Assis é ótimo no corte curto e ganha jardas assim. Sargento precisa ser trabalhado, mas já faz boas corridas no estilo driblador. 

A OL é forte, só que me parecia perdida nas blitz nos jogos que vi. Conversei com Marcelo Arantes logo após o duelo contra o Ducks em março e ele disse: "Procuramos muitos jeitos de jogar com a OL. Achamos um que todos podem se adaptar e que vai ajudar no nosso estilo de jogo." Isso me leva a entender que o negócio vai ficar bom.

A DL tem Douglas 'Cachorro Louco', que ficou chateado quando eu disse que ele era "apelão" e tinha pouca técnica. Permaneço com a ideia. Vitinho Leal é a referência dos LBs, pois quando ele se machucou contra o mesmo Islanders em 2014, o time apagou. A secundária tem o CB Quintanilha. Ótimo no tackle, caçador de interceptações e chega com qualidade na blitz. Melhor jogador dessa secundária na minha opinião.   

Notas: 

Boa escolha.

O Nova Friburgo Yetis foi escolhido para arbitrar o jogo. Achei ótimo, já que são bem articulados e possuem conhecimento da regra. Arbitragem não será problema.

Encontro de gerações:

O QB Vavo é um dinossauro da areia e MVP da LiFFA, enquanto Bruno Monção é "novo" na posição e foi escolhido como Revelação da temporada anterior. Esse encontro de estilos e idades diferentes é o que também faz o FA atrativo.

Palpite: 

RJ Islanders 20 x 24 VR Falcons

Nenhum comentário:

Postar um comentário