Páginas

domingo, 14 de junho de 2015

Andorinhas vence Blaze pela primeira rodada

No calor de Magé, o time da casa, o Andorinhas F.A, venceu o Blaze F.A por 14 a 2 e se juntou ao RJ Islanders na liderança do Grupo 1. O duelo aconteceu na tarde deste domingo (14) e contou com um bom público - mesmo sendo abaixo do normal. O próximo compromisso dos 'Black Birds' é o VR Falcons, fora de casa, dia 28 de junho. Enquanto isso, a equipe de Bangu busca sua recuperação contra o Goytacá Indians, dia 5 de julho, também fora de casa. 

(foto: LiFFA/Facebook)
O jogo, em geral, foi muito dominado pelas defesas. Na minha contagem não oficial foram pelo menos dez sacks somados entre os times. Edgard apanhou muito, lembrou até seus tempos em Teresópolis. Ronaldy Vieira, QB do Blaze, foi surrado também. O primeiro período acabou zerado, mas no segundo, Edgard tentou na primeira, mas na jogada seguinte ele pressionou e entrou na end zone, abrindo 7 a 0 após o extra point convertido por Bernardo. No terceiro período, quando o pocket foi aberto Ed foi estupendo. O camisa 16 achou o WR 'Cacarlos' que foi dançante até à 'casinha'. Com o XP convertido, o 14 a 0 ficou estampado no placar. Mas após um punt perfeito no quarto período, deixando o Andorinhas com a posse na linha de uma jarda, o FB Ricardo Junior foi derrubado na end zone, ai fechou a conta no 14 a 2.

Vamos à análise:

Andorinhas F.A (1-0):

O QB Edgard, apesar de apanhar, teve seus bons momentos. Ele se deslocou lateralmente, conseguiu options com o RB Farinha, além de fazer cada play-action que me deixava perdido e os atletas do Blaze ainda mais. De tanto sofrer com as pancadas ele era substituído pelo backup Bernardo. O rapaz tá cada vez melhor. Passes precisos, só que eu o vi lançando mais no aquecimento e gostei bastante do que presenciei. Se o Ed cair de produção em algum momento, ele será substituído por um ótimo reserva.

Me passaram a informação de que o Farinha estava passando mal, por isso não esteve presente em muitos snaps. O jogo terrestre começou a entrar quando as investidas foram por fora da linha. Ricardo atuando como full back parece uma bola de boliche em uma ladeira. É difícil pará-lo e se o camisa 99 conseguir um pouco de espaço, o que estiver na frente é atropelado.

No corpo de WRs o 'Cacarlos' é o homem. No seu TD, ele arrancou a bola que ia pra mão da secundária. Hoje, ele está mais forte e com mais experiência. Já figura entre os ótimos da Liga na posição. Não houve, no meu ver, outro recebedor de grande destaque.

A linha ofensiva caiu de rendimento. Confesso que só conheço o C Digão e o presidente da LiFFA/guard Davi Souza. Os outros são anônimos que possuem qualidade, mas ainda deixam a desejar. No inicio do jogo, as blitz de OLB entravam em quantidades industriais. 

A linha defensiva merece meu destaque. A duplinha ex-Rockers com o DT Farnum e o DT Eduardo 'Bola' me pareceu com um futuro próspero. O meu único grande pensamento vem em aspas para as reclamações de ambos: "Eles saem de Teresópolis, mas Teresópolis não sai deles." - isso por serem os únicos que reclamavam muito na defesa.

No corpo de LBs, Flávio Curty jogava com um MLB em 4-3. Ele conseguiu pressionar e até provocou um sack furando a linha como uma faca quente na manteiga. Outro jogador que me chamou a atenção foi o LB Etierre. Ele catou a int que fechou o jogo e me pareceu em franca evolução. Vamos aguardar o que o futuro apronta com esse jovem. 

A secundária teve os CBs Gustavo e Bernardo Bonifácio. Ambos não tiveram muita ação. Os safetys foram 'Cacarlos' e 'The Rock'. Foram bem até.

Blaze F.A (0-1): 

Pra começar, o Blaze F.A teve apenas dois dos seis times do jogo disponíveis, já que seu uniforme era branco com números brancos. De acordo com o que foi passado na Clínica de Arbitragem em maio, retirar os tempos era a marcação exata da violação.

Falando do "jogo jogado", o QB Ronaldy Vieira só conseguiu lançar um passe longo - que foi interceptado. Ele conseguia correr, mas nada que desse sequência ao ataque. Também pelo chão, reforço que o RB Michel Sodré é raçudo, apesar da pouca técnica. Se ele tivesse uma linha ofensiva que ajudasse ia dar pra avaliar melhor.

No jogo aéreo não vou destacar ninguém, pois não funcionou.

Na OL, os jogadores de hoje eram mais gordinhos. Só que qualquer pressão passava. Se enfrentarem uma linha defensiva que se movimente muito, vão se complicar. Na DL, gostei de todos no geral, pois atordoaram Edgard.

Os LBs tinham, aparentemente, Diego Braga e Ramon Silva como os cabeças. Só que não vou falar deles, vou falar de tackle. Eu confesso que fui muito paciente com eles, pois em TODAS as jogadas que eles tackleavam chegavam atletas pulando por cima de forma aleatória. Alguns disseram que haviam atletas do Blaze que entravam de cabeça, confesso que não vi, mas se for assim, tem que ser "jumento" para se expor dessa forma.

Na secundária, o safety AJ ficava flutuando lá atrás, caçando a int.

Notas:

Buzinaço...

Podem ter dez, 15, 20 ou 300 pessoas na arquibancada do Alçapão de Magé, só que aquela buzina na torcida vale por um bom número de pessoas. Já pode torná-la patrimônio cultural do clube.

Borda branca:

Não é por nada não, mas a borda branca (as duas jardas entre a lateral e a Coaching Box) fazem falta. Conversei com o Vavo ontem e ele pediu bastante tolerância por não termos esse artifício no campo, só que fica difícil pros árbitros laterais ver o resultado do fim de uma jogada fora do campo com um monte de gente fechando a visão. Isso não é um pedido que vai ajudar só a mim, mas vai auxiliar muitos outros.

Nada a ver com Blaze x Andorinhas:

Tive uma informação não-oficial que o Gutemberg Moreira do Rio das Ostras Warriors arbitrou o jogo entre Niterói Federals e Goytacá Indians. Seria normal, só que ele não fez a Clínica de Arbitragem até aonde todos sabem. Isso vai dar um bafafá legal. O presidente Davi Souza, o diretor de arbitragem Vavo Calvet e até o diretor disciplinar Thiago 'Vovô' vão ter que quebrar a cabeça, pois isso nunca aconteceu antes.

Parabéns, Krakens!

Os 'Krakudos' perderam pra Macaé por 28 a 13, em casa, só que o campo tava lindo e tinham duas ambulâncias no local. Coisa profissional.

Primeira vez na Liga que há duas ambulâncias em um jogo (foto: Rita Gonçalves)



Nenhum comentário:

Postar um comentário