Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Round 4

A LiFFA chega na sua reta final, as semifinais já geram uma expectativa enorme por envolverem os quatro melhores times do campeonato. No próximo domingo (30), às 14, Macaé Oilers e o atual campeão da Liga, Nova Friburgo Yetis, fazem uma das semis, novamente na Serra Fluminense.

Esse será o quarto duelo entre as equipes na história - todos acontecendo em 2014. As três partidas anteriores foram decididas por uma posse de bola ou menos. Uma curiosidade interessante é que os Yetis e podem avançar à final jogando apenas contra dois adversários durante todo o torneio (Macaé e Itaperuna), sendo essa uma situação que já gerou um descontentamento do Head Coach Bernardo Scofano, pois ele disse que queria jogar com mais times. Certamente deve ser triste você jogar cinco partidas de um campeonato de 11 equipes e só enfrentar duas.

Matchups interessantes:

Trincheiras:

Todas as partidas tiveram uma exigência  física muito grande, transformando os jogos em verdadeiras batalhas épicas. Um fator que ajuda a decidir o andamento dos ataques e defesas são as trincheiras. Quando falamos de Oilers e Yetis,  falamos de duas grandes Linhas em ambos os setores. A proteção dos quarterbacks e a pressão em cima deles, assim como a liderança nas corridas são pontos tão importantes assim como a batalha de turnovers.

Head Coachs:

Quando falamos de matchups, raramente nos refirimos aos trabalhos externos, mas no quarto duelo entre os times na temporada, quem conhece mais o seu adversário tem uma chance maior de vencer. A batalha da adaptação ao jogo do adversário e tentativa de anular os pontos positivos de seu oponente será crucial. 

Nova Friburgo Yetis (4-0):

Agora nos playoffs, Gabriel Zani precisará mostrar novamente sua qualidade apresentada na temporada regular, pois os mitos aparecem na pós-temporada e 'Zani Manziel' é um dos poucos que não temos dúvidas sobre seu jogo. Inteligente e bem móvel, será difícil pará-lo com alguma estratégia simples. 

Um dos meus atletas favoritos na Liga é Nathan Zebendo. Com as votações ficou claro que ele é pouco conhecido do público em geral, mas o futebol americano que vem apresentando é admirável. Grande retornador, rápido e multifuncional, o baixinho vai dar trabalho em cada toque na bola. Olho no seu backup também, o calouro Salim, ou Salynch.

Parece clichê, mas o corpo de recebedores dos 'Homens de Gelo' é o com mais peças de qualidade. Revezar sem perder qualidade é perfeito, dando também a chance de usar formações com vários recebedores e cada um se completando dentro da carência do outro. Olho em Lucas Storck, pois já mostrou ser clutch.

Na Linha Ofensiva, outro desconhecido que executa um trabalho sensacional é o Center Pablo Buty. Novo, com técnica, forte e com um alto índice de acerto em snaps fica difícil não destacar o calouro. Aliás, grande temporada da OL. Eles cederam poucos sacks e faziam as traps com qualidade, em um nível acima do que se vê na LiFFA. Tanta qualidade evidencia o 4-0. Na DL, Bruno Rocha - quando está com a mão na terra -, Julins e Dandan provavelmente fazem as melhores temporadas de suas vidas.

A secundária é boa, mas cedeu passes longos contra os Oilers que se tornaram big plays para touchdown. Se concertarem essa deficiência uma parte do jogo do adversário será anulada. Falando em outra coisa que faz diferença é o Especialista Henri Araújo. Ele chuta muito forte e já mostrou ser um fator importante, afinal, especialista na Liga faz toda a diferença.

Macaé Oilers (3-2):

Em um time praticamente de calouros, Gabriel Lazaro vai bem em sua primeira temporada. Até agora não sofreu interceptações. O camisa 10 já mostrou no último confronto que é guerreiro e tem um braço muito forte. Tanto que suas big plays entram bem. Lazaro precisará contar uma grande tarde de Daniel e Bruno Oliveira. Uma situação que o time precisa melhorar é a atuação nos quartos períodos. Nos quatro duelos os Yetis lideram por 35 a 7 nos últimos 12 minutos. Pra vencer precisam reverter esse quadro.

Fernando e Diogo serão peças fundamentais para dar desafogar o ataque aéreo com boas corridas. No primeiro jogo entre os times na LiFFA, Diogo apareceu como surpresa nos primeiros quartos mas começou a levar tackles no joelho e começou a ficar com receio. Fernando é um motozinho que não apaga, um dos bons running backs da Liga e não recebeu nenhum voto para a SeleLiFFA 2014. Uma pena.

Pelo ar, repito que há uma necessidade de ter Bruno e Daniel inteiros. Sem Bruno o ataque não conseguia conectar bons passes, vide em Niterói. O jogador desfalcou os Oilers por uma problema no dedo contra os Federals. Daniel não tem pinta de WR mas é um bom recebedor e consegue pegar bolas no meio do campo, o que é raro na Liga.

As Linhas são boas, mas os atletas revezam em ataque e defesa. Jogar 48 minutos seguidos em alto nível é missão impossível, mas Macaé tem atletas de qualidade nesses setores, mas dependendo da intensidade do jogo dominical, isso se tornará um problema.

A secundária vai precisar jogar atenta o tempo todo, pois seu adversário tem grandes recebedores. No último encontro Daniel Antunes, kicker, não estava presente e os Oilers perderam por causa de um XP errado. Agora a tranquilidade nesses chutes volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário