Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Canto do Coach: Marcelo Arantes

Voltando com um quadro que mostra a essência da técnica no futebol americano, Marcelo Arantes, Coordenador Defensivo dos Falcons, faz uma explicação sobre a Linha Defensiva. Vamos ver o material que ele preparou para nós:

"Fala rapaziada vamos de DL. O assunto é extenso então vou dividir em três partes, na primeira vamos conversar sobre os aspectos individuais: stance, first step e movimentos, a segunda parte vamos falar sobre as partes técnicas e táticas da DL como um grupo e na terceira sobre as diversas opções em função do que está acontecendo no jogo. Então, vamos que vamos.

Stance – é o posicionamento inicial (Figura 1). Existem 3 Stances para a DL e são baseadas na quantidade de pontos do corpo em contato com o chão, sendo assim temos:
A: Two Points Stance: normalmente utilizada por DEs muito ágeis. Facilita ações de mãos e pernas, entretanto perde-se a potência vinda da parte inferior do corpo (efeito mola explicado por Bernardo Scofano em: Canto do Coach com Bernardo Scofano. Por diminuir a potência, não é recomendada para o centro da linha ou para quem quer parar o jogo corrido;

B: Four Points Stance: Dá excelente potência nas pernas, mas deve-se ter cuidado com o primeiro passo (risco de ficar sem contato com o solo) a ação das mãos fica prejudicada, mas a potência gerada e a tendência a ter o centro de gravidade mais baixo pode compensar isto. É uma boa para quem joga em contra dois gaps (parte 2) ou quem quer parar o jogo corrido.

C: Three Points Stance: é o meio termo, a mais versátil e a mais utilizada entre os jogadores de DL.
Nos três casos as pernas devem estar na largura do ombro e as costas devem estar eretas;   nos casos B e C a parte superior do corpo deve estar paralela ao chão; no caso A deve-se fazer um ângulo de aproximadamente 45 graus chão.

Fist Step – (Primeiro passo)

O ataque sabe quando a bola vai sair, a defesa não. A OL tem a vantagem. Para reduzi-la deve-se treinar, à exaustão, o primeiro passo. Deve-se gerar uma relação entre olhar e agir e sem perder o equilíbrio dado na Stance. Bola se move, DL parte! A agilidade e o equilíbrio a do primeiro passo te darão condições de trabalhar as diversas técnicas de Lower bound e upper bound de maneira eficaz.

Movimentos

Deve-se ter uma gama de movimentos e saber usar mãos e pernas. Pode-se utilizar vídeos como exemplos de movimentos. Minha dica é que você aprenda muito bem dois movimentos (um que precise, primordialmente, de força e outro que precise, primordialmente, de agilidade e técnica), quando estiver muito bom nestes, passe para mais dois, e assim sucessivamente. E assim, em pouco tempo, você terá uma boa gama de movimentos para atacar os OLs e sacar os amiguinhos QBs.

Por hoje é só, espero que ter ajudado."


Nenhum comentário:

Postar um comentário