Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Macaé Oilers recebe Andorinhas F.A pela primeira rodada dos Playoffs da LiFFA 2015

O mata-mata da LiFFA 2015 começa no próximo dia 1 de novembro com rodada dupla e promessa de emoção, principalmente nesse jogo. Então, pelo Wild Card da LiFFA, ou popularmente chamada de Repescagem, o Macaé Oilers (4º com 4-2) recebe o Andorinhas F.A (5º com 3-2-1), às 14h, no Clube dos Empregados da Petrobrás, na Cidade do Petróleo.

Andorinhas x Macaé pela temporada regular (foto: FB/Divulgação)
Esse será o segundo duelo entre os times na competição. O primeiro foi realizado na quinta rodada, só que com o mando da equipe de Magé. Na ocasião, os petroleiros triunfaram no Caldeirão Mageense pelo placar de 21 a 0, na segunda partida como titular do QB Thiago 'Vovô'. Peça que desarmou o conhecimento que se tinha sobre o Oilers.

Naquela oportunidade, o que o Mundo da LiFFA sabia, no geral, sobre o ataque de Macaé era: jogo corrido pesado, Bruno Oliveira como principal alvo e o quarterback Gabriel Lázaro como um bom passador e se aventurava com as pernas; Lázaro sofreu uma concussão contra o RJ Islanders e na tomografia foi diagnosticado um cisto em sua cabeça, ou seja, ele está fora da temporada e desde então Thiago 'Vovô' é o titular. Estilos de jogo bem diferentes.

O que mudou com 'Vovô'?

Apesar de ter começado com um scrambler, o velhinho se protege mais, pois não é nenhuma criança. Ele faz até algumas jogadas com rollout, só que sempre com um full back lhe protegendo. Nas situações que me recordo, ele fazia a movimentação saindo SEMPRE para a direita - movimento a favor de seu passe - com o FB Patrick Ribeiro no auxílio. Salvo o engano, as formações base para a saída era uma I-Formation com TE na direita e um WR de cada lado. Ou seja, ainda sim a distribuição de corridas é muito grande.

Com Lázaro, o jogo era mais free style, o pocket não era uma necessidade, apesar de ele ter aprimorado esse cenário. A linha ofensiva é boa, podendo jogar com qualquer um dos dois sem sofrer queda de qualidade no desempenho.

O que esperar do jogo?

Equilíbrio.

Com campanhas relativamente parecidas, times igualmente equilibrados, não vejo nada além de um duelo com inversões de liderança no placar, jogo duro, quem sabe, até de defesas. Esse é o jogo da rodada e se não for pra prorrogação, já aviso que o quarto período vai pegar fogo.

O ataque de Macaé quando enfrentou defesas fortes suou. Foi assim, apesar dos 21 pontos vs Andorinhas - levando em consideração o desconhecido 'Vovô' e apenas sete pontos contra os Federals - estreia repentina do velhinho. Ou seja, a vertente ofensiva vai ter que rebolar, pois na DL há Farnum e 'Bola' - atletas do Flamengo F.A que elevaram o nível da DL de Magé. 

O RB Jafras 'Bahia' vai ter que segurar a bola, pois a porrada do outro lado é pesada. Para neutralizar o corredor baiano, saber derrubar as corridas de Toss é crucial, pois há a garantia no meio da linha. O camisa 23 precisa, mais do que nunca, segurar a bola. Uma mão fraca contra o Wolves evidenciou isso. Ele é craque, mas sofreu um fumble bobo e teve alguns problemas em segurar handoffs. Se a defesa socar a bola, ele estremesse. 

Queria muito ver o duelo Bruno Oliveira x Antônio 'Cacarlos' (que falarei posteriormente). Bruno atua como WR e 'Cacarlos' como safety. Briga boa.

Nas trincheiras o jogo é sujo. Não por deslealdade, mas pelo simples fato do detalhe fazer a diferença. Quem conseguir um centímetro de vantagem, abrir um gap, fechar um gap e for consistente, abre uma vantagem. Mas acredito que as linhas vão alternar bons e maus momentos. Jogo equilibrado.

Sem avaliação aprofundada de defensive backs e linebackers.

Matchups importantes:

QBs Andorinhas x secundária do Oilers:

Amigos, tirando 'Cacarlos' não acho que o Andorinhas tenha grandes recebedores. É um time conciso por causa da inteligência de Piter Damacino. Um duelo interessante será Edgard e Bernardo contra a secundária de Macaé. Bugão é o melhor deles, tem meu voto para a SeleLiFFA. Gustavo e Augusto fazem boas temporadas, então acho que precisamos ficar de olho nisso.

Jogo corrido do Oilers x Front Seven Andorinhas:

O RB Jafras 'Bahia', os FBs Diogo e Patrick, além de reverses. Esse jogo cauteloso, sem arriscar as tentativas longas impressiona. Só que vão duelas contra um Front Seven pesado, com Bola e Farnum, além de um Flávio Curty se sagrando um dos melhores LBs do torneio. Choque de gigantes.

Curtinhas:

Bruno Oliveira x Antônio Cacarlos:
Cacarlos vs Oilers (foto: FB/Andorinhas)

Como eu gosto de comparar, sempre encabeço os dois como os melhores recebedores da LiFFA, e, novamente, eles vão se encontrar. Eu preciso dizer uma coisa que vi nos últimos tempos: Bruno Oliveira é o atleta que cresce com o QB, foi assim com Lázaro, não é assim com 'Vovô'; 'Cacarlos' é um atleta natural, ele pode fazer o QB. Foi destaque quando o Andorinhas tinha dificuldade na posição, agora, ele voa com dois bons lançadores - sem falar que joga na defesa e times especiais.

Hoje, o jogador dos 'Black Birds' é muito superior.

Se deixar, ele brilha:

Meus olhos sempre viram Bruno Oliveira como o melhor recebedor, na tese ele é, só que do fim do ano passado para cá, o WR Igor Rodrigues vem jogando um bolão quando vejo. Ele é forte, não tem muitos drops e tem raça. Ele conseguiu converter uma 3rd & 18 no último jogo. Isso quer dizer, pra mim, que se deixar ele jogar no desconhecido, ele vai brilhar.



Barulho não vai faltar:

Apesar de não ser numerosa - ou até ser, levando em consideração a média da LiFFA - a torcida de Macaé faz muito barulho. Agora, imagine se juntar com a gritaria consistente do Andorinhas F.A? Levem algodão para os ouvidos.

De volta:

Após ser suspenso por um incidente contra o Goytacá Indians, o LB Fabiano está de volta ao campo de jogo.

PALPITE: Macaé Oilers 12 x 16 Andorinhas F.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário