Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

VR Falcons vence Niterói Federals fora de casa

Em um tarde de domingo (26) às margens da Baia de Guanabara, em Niterói, e com muito vento, o Volta Redonda Falcons (1-1-1) venceu o UFF-Federals (2-1) por 23 a 0 e triunfou pela primeira vez no torneio. Com a vitória, os Falcons subiram para a segunda colocação no Grupo 1, ficando atrás apenas do Blaze F.A, enquanto na outra chave o Federals ainda lidera.

Tabela atualizada em 27 de julho (foto: Divulgação/LiFFA)
O jogo foi muito parelho, apesar do placar apontar uma boa superioridade de um dos times. Houve muita alternância na posse de bola e algumas faltas que acabavam com campanhas que poderiam resultar em pontos. Ao todo foram 24 faltas na partida, com 10 faltas para 100 jardas cometidas pelo Federals, enquanto o time do Vale do Aço cometeu 14 faltas para 110 jardas.

Com bola no ar, o VR Falcons abriu o marcador no primeiro período em uma de suas posses iniciais com um touchdown terrestre de 44 jardas do RB Diego Soares - sem extra point. O segundo período continuou mostrando o equilíbrio e não houve pontuações. Com o terceiro período rolando, os Falcons chegaram na red zone e pontuaram em um 'balãozinho' de 12 jardas de Bruno Monção para o gigante Lucas Fonseca - com extra point. Com o segundo tempo chegaram dois atletas do Flamengo F.A: o WR Arthur Barcelos e S Jefferson Abrahao. O wide receiver recebeu um passe no meio do campo e correu 52 jardas para ampliar a vantagem para 20 com o extra point. Fechando a partida, o K Marcelo Villela acertou um chute de 28 jardas para ampliar a vantagem e sacramentar o 23 a 0.
Esse foi o primeiro jogo entre os times na história (foto: Divulgação/LiFFA)
Agora, o time do Sul Fluminense espera o dia 16 de agosto, quando recebe o líder do Grupo 1, o Blaze F.A, em casa. Já os 'Nerds' sobem a Serra e vão à Petrópolis enfrentar o Wolves. Uma curiosidade é que o VR Falcons é o primeiro time desde os petropolitanos em 2012 a ficar com o recorde de um vitória, uma derrota e um empate na LiFFA.   

Vamos à análise:

UFF-Niterói Federals (2-1):

O novo QB titular do Federals para essa temporada é Raphael Ithi. O camisa 83 mostrou personalidade no pocket e mesmo vindo da posição de wide receiver, ele não tentou mais do que duas corridas, salvo o engano. Ele não lançou nenhum touchdown, mas teve duas interceptações. A maioria dos seus snaps era recebidos em shotgun e pistol. Raros os momentos que ele saia abaixo do center, mas quando saia era uma I-Formation.

Antes de falar do ataque terrestre dos 'Nerds', quero falar que gostei muito do que eu vi, mesmo. As repetições como running back ficaram entre o Anderson 'Lynch' e Erick Lobo. Ambos possuem o mesmo estilo de jogo. Trombam, são rápidos e fortes, ganhando bastante jardas após o contato. 'Lynch' é o dono da camisa 24 e começou muito bem a partida, só que foi pouco ativado no segundo e terceiro período, logo no momento de decisão do placar. Erick continua um monstro no contato. Deixou o DE Douglas 'Cachorro Louco' no chão em um hit mágico, na corrida off tackle pela esquerda. Quem também conseguiu boas jardas em um Full Back Dive foi o FB 'Me Gusta'.

Pelo ar, quem dominou foi o rookie WR Marcos Paulo. Ele recebeu bons passes em rotas médias/longas e conseguia boas separações dos cornerbacks. Quem eu queria ter visto mais só que não me recordo de ter encostado na bola foi o outro recebedor, Pedro 'Griffin'. Parecia tão rápido, mas foi apagado durante o duelo.

A disputa de força na linha ofensiva e defensiva foi cruel, amigos. O equilíbrio foi tão grande que só sofreram um sack e no máximo duas ou três corridas para perda de jardas. A linha ofensiva se perdeu em alguns reverses que poderiam ser jogadas com ganhos absurdos. O right tackle de camisa 87 não identificado queimou duas campanhas com holdings desnecessários. De resto foram bem.

A linha defensiva teve bons momentos, conseguiu um sack e parou algumas corridas pelo meio, mas nem encostava no corredor se ele começasse a ir pela lateral. Assim como os linebackers, que tiveram uma tarde ruim nas corridas off tackle, geralmente, pela direita. Cornerbacks perdidos na marcação e quando tinha passe no meio cruzando o campo, sempre se chocavam com os LBs.

Volta Redonda Falcons (1-1-1):

Durante a semana anterior ao jogo falei com o QB Bruno Monção e questionei se ele seria titular e recebi a seguinte resposta: "Vai ter muito Monção." - e teve. O baixinho jogou muita bola! Fez passes inteligentes, se movimentou quando precisou, correu pouco, acertou janelas de passe pequenas e fez a festa de seus recebedores. Bruno está mais maduro e para seu primeiro jogo considerado 100%, o camisa 11 destruiu.

Pelo chão, só deu Diego Soares. Ele correu muito bem com auxílio dos bloqueios. A maioria de suas investidas foram pelo lado direito do ataque. Além disso, fazia rotas para a lateral dando mais uma opção de passe para Monção. Jogou bem o menino. 

Pelo ar, muitas bolas foram distribuídas: Arthur Barcelos, Fábio Yaegashi, Lucas Fonseca e Diego Soares. Gosto muito desse corpo de recebedores que ainda está desfalcado por João Adolpho. Esses atletas fizeram muita diferença, sério!

Na linha ofensiva eu conto uma história pra vocês verem como atuar com atletas de qualidade faz a diferença: no domingo anterior ao jogo (19), em Juiz de Fora-MG, apitei o amistoso entre Hunters e Mamutes. Guilherme Paiva, OL, atuou pelo Hunters e teve uma partida tenebrosa, mas contra o Federals, atuando pelo Falcons, ele jogou bem, protegeu o lado cego de Monção com intensidade e fez bons bloqueios. Jogar com gente que sabe é diferente!

Na linha defensiva, para quem esperava que eu falasse de Krebs, quem pediu bloqueio triplo foi o insano Douglas 'Cachorro' Louco'. Ele é alucinado. Pedia três marcadores e dizia: "Só quero com três." - é muito engraçado. Outro homem de linha que fez um bom jogo foi o camisa 92, o 'Sombra'. Ele conseguiu tackles, alguns para perda de jardas e forçou um fumble.

O corpo de linebackers fez um trabalho decente no box. Destaco a interceptação de Kadu Estevão, que entrou durante a partida e catou uma bola após um duplo reverse finalizado em um passe. Quem também interceptou uma bola foi o rookie CB Marcelo Villela. Coincidência ou não, as duas interceptações foram no mesmo lado de passe, o direito da defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário