Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Jogo das Surpresas

No Dia dos Finados, em Volta Redonda, os Falcons recebem o Teresópolis Rockers. A partida acontece às 14h, no Campo do Flamenguinho. Essa partida marcará a estreia de Ivan Cunha como Coordenador Ofensivo. Jeff Fromholz (Head Coach) e Marcelo Arantes (Coordenador Defensivo) completam o coaching staff.

Quando digo que é o 'Jogo das Surpresas', não minto. O Volta Redonda Falcons saiu da modalidade Flag para o No Pads e teve uma adaptação rápida, já conquistando bons resultados nos primeiros jogos. De certa forma é uma surpresa, mas o trabalho feito lá é de dar inveja a muito time na Liga. A surpresa negativa é o Teresópolis Rockers. Eu não esperava uma temporada de playoffs, mas também não estava crendo em três derrotas nos seu primeiros jogos. Edgard apanhou igual mulher de bandido e nada deu certo para a equipe da Serra.

Sem esticar mais, vamos à análise:

Volta Redonda Falcons (2-1):

O time do 'Vale do Aço' precisa vencer para avançar aos playoffs. A maior injustiça dessa LiFFA seria esse time ficar de fora. Mas estão com uma mão na classificação. Vale lembrar que é franco favorito nesse duelo dominical.

No comando do ataque, Bruno Monção vem jogando o fino da bola oval. Com todos que conversei e que o viram jogar falam muito bem do baixinho. Seu braço não é uma máquina de passes longos, mas com sua ofensividade baseada em um equilíbrio entre passes e corridas, além de ser calmo e fazer boas escolhas, o camisa 11 é , definitivamente, um candidato a vários troféus.

Pelo chão, Diego é o corredor principal, não se engane por sua baixa estatura, pois ele é muito rápido e forte. Ele não tem medo das corridas pelo meio - diferente da maioria dos RBs da Liga -, por isso há diversidade e variações. Vale cuidar das laterais, pois ele recebe alguns passes.

Durante a pré-temporada falei bastante de João Adolpho e Arthur Barcelos (também jogador do Flamengo F.A). O primeiro é alto e pega várias bolas, o segundo é rápido demais. Mas sempre me diziam que faltava alguém e o TE Arthur Yeagashi é o que preenche a lacuna. Muito bom recebendo passes, faz bons bloqueios no segundo nível e tem uma jogada em que ele recebe um reverse, meus amigos, aquilo ali mata quem não está preparado.

A linha ofensiva é boa e certamente é a principal chave para Bruno Monção ser Bruno Monção em sua característica principal: a mobilidade. Se uma peça é perdida, perde-se em qualidade e na confiança que o QB terá. Na DL, novamente ele, Douglas 'Cachorro Louco' é uma máquina de sacks. Pouco vi ele fazendo a volta nos Tackles, sempre indo pra cima, ganhando na 'marra', na força. É difícil pará-lo.

Sem Vitor Leal e Eduardo fico sem saber o que falar sobre os linebackers. A confiança do DC Marcelo arantes é depositada em Vitor e sem Eduardo as coisas ficam mais escuras. Acredito que pra essa partida não sintam tanto, mas pros playoffs o baque será notável.

Na secundária, Mangelli é o mais velho. O cornerback fez grandes marcações pessoais na partida contra o Wolves e quando perdia na perseguição sempre se recuperava na jogada. O retornardor e safety Jefferson foi mal contra a equipe de Petrópolis, contrariando o que se esperava dele, por isso, é preciso que faça um bom jogo no domingo, afinal, chegar na pós-temporada com confiança é importante. 

Chave da vitória: equilibrar as investidas ofensivas e mandar blitz.

Teresópolis Rockers (0-3):

Sem chances de avançar no campeonato, essa partida serve para duas coisas: fazer testes e cumprir tabela. Talvez essa seja a última partida de Edgard por Teresópolis. Sua vida pessoal está mudando e sua aposentadoria pode se aproximar, mas fontes afirmam que ele pode mudar de clube em 2015. 

O primeiro MVP da LiFFA apanhou muito essa temporada e não conseguiu estabelecer seu jogo. Quando produziu fez milagres botando o coração na ponta nos dedos. Ed é especial, joga com o amor pelo Rockers em cada snap. É admirável.

Pelo chão, saudades de Davi e Dão. Quem figura como RB é Highlander, também Linebacker. O camisa 50 tem boas investidas verticais, mas quando começa a correr lateralmente se enrola. Pelo ar, Biscoito fez uma temporada melhor do que em 2013, mas dropou bolas fáceis. Bonifácio (CB) e Matheus (QB) fizeram aparições como recebedores, foram bem em alguns momentos.

A Linha Ofensiva. Confesso que é difícil falar dela. Praticamente inexistente e que raramente dava tempo para conexão de passes. Edgard, primeiramente, tinha que se preocupar em escapar dos sacks, depois mirar seus alvos, por isso que na partida contra os Federals foram  feitos mais de dez screen pass.

Na DL houve uma oscilação de pressão. Às vezes pressionava muito, às vezes não pressionava nada. As corridas adversárias sempre chegavam em um segundo nível, tanto que na partida contra Niterói foram três corridas para mais de 20 jardas para Erick Lobo que rompeu a casa das 150 jardas.

Pica-Pau atua, hoje, como Linebacker. Sua primeira temporada na posição, está sendo exigida uma adaptação, mesmo que em todas as vezes que o vejo estar entrado em blitz. A secundária conta com o terceiro anista Bernardo Bonifácio e com o desconfiável Patrick. Nessa partida terão que se multiplicar para marcar bons alvos.

Palpite: Volta Redonda Falcons 30 x 8 Teresópolis Rockers

Nenhum comentário:

Postar um comentário