Páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Um olho no peixe e outro no gato

No próximo domingo (14), a LiFFA entra na Semana 6 e em jogo único. O Giants United recebe o Nova Friburgo Yetis na quente Itaperuna. O evento acontece no Centro Poliesportivo, às 14h. Os 'Homens de Gelo', atuais líderes da Conferência Sul, estão com um pé na classificação, já que estão com duas vitórias e nenhuma derrota na Liga. Os Gigantes, provavelmente, farão sua última apresentação em casa na temporada, pois estão com duas derrotas e praticamente eliminados.

Esse é o jogo de volta da Conferência Norte (arte: Gabriel Zani)
Sendo bem realista, esse duelo não interessa pros Yetis, mas coloca a honra e vontade de não terminar com um 0-4 para a equipe de Itaperuna. O discurso dos friburguenses é bem clichê: ''Um jogo de cada vez". Mas é impossível já não pensar no duelo contra o Macaé Oilers, no dia 12 de outubro, na Serra Fluminense. Essa partida pode servir de teste para os dois times. O técnico Bernardo Scofano pode testar novas formações e atletas que não vem sendo muito aproveitados. O Head Coach/Offensive Tackle/Linebacker Richard pode começar a inovar e vê o que dá certo para aprimorar em 2015.

O mando de campo era o que eu achava mais favorável ao time do Noroeste do estado, mas depois da sacolejada que tomaram dos Oilers, perdendo por 49 a 02, desiste da tese. Um fator prejudicial é a distância para os atuais campeões, vale lembrar que jogando nesse estádio eles têm o retrospecto de uma vitória e uma derrota.

Vamos à análise:

Giants United (0-2):

Com um ataque pouco consistente e que tem apenas uma bola de segurança, nota-se uma fragilidade imensa. O jogo aéreo poderia ser melhor, mas há dois pontos que definem o rumo desse time: a linha ofensiva e o quarterback.

Os 'gordinhos' que fazem a proteção não dão tempo para que o quarterback consiga fazer uma leitura dos alvos. O lançador está sempre pressionado e se livra da bola jogando pra cima. Ai, amigo. É um festival de interceptações - só no jogo de abertura contra os Yetis foram três. A posição de QB é uma incógnita que nem Freud explica. Na estreia três pela posição. Se um time quer vencer precisa trabalhar apenas um, 'estourando' dois. A deficiência nesse cargo implica a falta de entrosamento com os recebedores.

O jogo terrestre não é nenhuma maravilha também. O salvador da pátria é Germano Netto. O wide receiver é alto, forte e faz boas recepções - quando a bola chega. Se for marcado, a situação fica feia e a derrota caminha a passos largos.

A defesa...Ah, a defesa. Gostei bastante de ver no vídeo do jogo contra o Oilers, que só tinham quatro atletas na linha defensiva. Isso ajuda bastante. A volta do CB Yuri Miranda pode amenizar os passes, mesmo o adversário tendo vários bons alvos. Não existe milagre nesse caso. A questão é começar a planejar para o ano que vem.

Nova Friburgo Yetis (2-0):

Acho que depois de abrir uma vantagem nesse jogo, Bernardo Scofano vai poupar seus atletas. Pois o que interessa são os Oilers. É a partida que todos querem ver, jogar e apreciar um bom FA. Se matar por um jogo que vale pouco é coisa de maluco. 

O quarterback Gabriel Zani pode usar e abusar das inovações. Teste! Veja o que dá certo para cada situação. Dê ritmo para o running back medalhão, Bessa. O camisa 32 perdeu um pouco de espaço com a ascensão de Nathan e Salynch. Acredito que o herói do último jogo, o WR Lucas Storck, possa fazer mais recepções e até ser o alvo principal para esse domingo. O também recebedor Augusto é um que eu queria ver sendo mais ativado.

Raonni e Henri são atletas que formam uma grande dupla. Possivelmente, a mais entrosada entre os TEs da LiFFA. Para esse jogo, mais pro fim, Raonni e Hiago poderiam jogar um pouco de quarterback, só pra lembrar o passado, afinal, os Yetis completaram oito anos no último 7 de setembro. Vale o 'recordar é viver'.


A linha ofensiva está em sintonia e dando o tempo necessário para o baixinho Zani lançar a bola. Protegê-lo é algo mais do que essencial. A linha defensiva é boa. Dandan está fazendo uma temporada absurda - talvez a melhor da carreira. Assim como o TE e DE Bruno Rocha. No último jogo esse camisa 83 deu dois sacks que deixaram os presentes em Conceição de Macabú com a boca aberta. Bateu forte, pesado e limpo.

Os linebackers são bons e jogam juntos há anos. Kaká e Pombo são referências. Prova viva disso é o gás que o primeiro citado deu quando voltou a campo após sair de ambulância. Na secundária, Costela e Ramon dominam o fundo do campo e os corners sempre em cima do lance na marcação mano a mano. É bonito de ver.

Palpite: Giants United 00 x 38 Nova Friburgo Yetis

Nenhum comentário:

Postar um comentário