Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Canto do Coach: Front Seven

O Canto do Coach é uma parceria do Opinião F.A com os melhores técnicos da Liga Fluminense de Futebol Americano, e, hoje, quem volta com uma explicação muito bacana sobre o Front Seven é Marcelo Arantes, Head Coach do Volta Redonda Falcons e um dos gênios defensivos da LiFFA. Sem enrolar muito, vamos direto ao conteúdo do "Pretinho".

"
Estou na dívida com o meu amigo Guilherme Cohen, vamos tentar melhorar essa situação. Front Seven é o grupo de sete jogadores composto por Defensive Linemen (DLs) e Linebackers (LBs). Existem diversas configurações utilizadas por diferentes equipes (ou sistemas defensivos) para alinhar estes sete jogadores, essas configurações são escritas por dois números, sendo o primeiro para determinar a quantidade de DLs e o segundo número para determinar a quantidade de LBs. As combinações mais utilizadas são: 34 (Figura 1a) e 43 (Figura 1b), vamos nos ater a elas.
 Frentes.png
Figura 1 - (a) Frente 34 (3 DLs e 4 LBs); (b) Frente 43 (4 DLs e 3 LBs)

As técnicas (Tech) determinam as possibilidades de alinhamento dos defensores com relação aos jogadores de ataque ou aos gaps (buracos) entre eles. As técnicas, principalmente as externas, não possuem um padrão bem definido, sendo assim, adaptei uma nomenclatura para facilitar o entendimento para os meus atletas (Figura 2), vou utilizar este padrão aqui, mas você deve encontrará algo diferente nos livros.

Tecnicas.png
 Figura 2: Números representam as Técnicas. Letras representam os Gaps

Outra ideia importante é saber se elementos da defesa estão jogando one gap ou two gaps. Em one gap cada membro da linha é responsável por um gap e no momento do snap, deve atacar esse gap. Em two gaps cada membro da linha é responsável por dois gaps, para isso o DL ataca o OL designado e com isso ocupa dois gaps.
Utilizarei a seguinte nomenclatura para as posições:
N - para o Nose Tackle; T - para Defensive Tackles, E - para Defensive Ends; S - para Strong Outside Linebacker; W - para Wake Outside Linebacker; J - para Weak Inside Linebacker e M - para Middle Linebacker ou para Strong Inside Linebacker. Nos diagramas o lado forte será o lado esquerdo da defesa (onde está o TE).

Frentes de Base 34
Normalmente são utilizados 3 tipos de alinhamentos: Okie, Eagle ou Under. Normalmente, nas defesas 34 a principal responsabilidade da DL é parar o jogo corrido, enquanto a pressão ao QB fica a cargo dos LBs.

Okie - é o alinhamento padrão utilizado na criação das defesas 34 (Figura 3-a). Nele os DLs jogam todos two gaps. DEs alinham em Técnica 4, N alinha em Técnica 0 enquanto os OLB alinham em técnica 6 ou 7 (os OLBs jogam one gap).

Eagle - nesse tipo de alinhamento (Figura 3-b) os Defensive Ends (DEs) jogam one gap enquanto o Nose Tackle (N) e o Strong Outside Linebacker (S) jogam two gaps, ele alinha “obrigatoriamente” em técnica 6. Os DEs podem alinhar em Técnica 3 ou 4, entretanto são responsáveis por um único gap.

Under - o DE jogando na Técnica 3 tem a possibilidade de jogar one ou two gaps (Figura 3-c), os demais membros da frente, jogam one gap.

Frentes 34.png

Figura 3 - (a) Frente Okie; (b) Frente Eagle; (c) Frente Under. Linhas azuis determinam responsabilidades dos ILBs contra o jogo Corrido

Frentes de Base 43
Apresentaremos 4 tipos de alinhamentos 43: Tradicional, Under, Over e Hybrid.
Tradicional - nesse tipo de alinhamento, comumente chamado de Original, (Figura 4 - a) tem os DTs alinhados em técnica 2, os DEs em técnica 5, o MLB em frente ao Center e os OLBs externos aos DEs (no Brasil vejo muitas variações com os LBs internos aos DEs ou um dos LBs alinhados em tech 6). Normalmente os DTs jogam two gaps enquanto os DEs jogam one gap mas podem haver variações em combinação com os LBs.

Under - nesse alinhamento one gap, os DTs, alinham “pesando” o lado fraco da linha (Figura 4 - b). Temos então os DEs alinhados em Tech 5, um NT no lado forte alinhado em Tech 1 e um DT no lado fraco alinhado em Tech 3. Normalmente o S alinha em Tech 7 e um Strong Safety ($ na Figura) desce para LB fazendo um box com 8 atletas.

Over - nesse alinhamento one gap, os DTs, alinham “pesando” o lado forte da linha (Figura 4 - c). Temos então os DEs alinhados em Tech 5 (existe uma variação na qual o DE do lado forte alinha em Tech 7), um NT alinhado no lado fraco em Tech 1 e um DT no lado forte alinhado em Tech 3.

Hybrid - (Figura 4 - d) tem o lado forte jogando two gaps enquanto o lado fraco joga one gap. O DE do lado forte joga em Tech 6, o NT joga em Tech 2, o DT joga em Tech 3 e o DE do lado fraco alinha em Tech 5.
Frentes 43.png



Figura 4 - (a) Frente Tradicional; (b) Frente Under; (c) Frente Over; (d) Frente Hybrid. Linhas azuis determinam responsabilidades dos ILBs contra o jogo Corrido.


Determinar o front seven a utilizar depende do tipo de atleta que você tem no elenco. É importante pensar nisso antes de construir o seu esquema defensivo, por exemplo, 34 é bonito de ver, mas se o elenco possui apenas 2 bons LBs, talvez essa não seja a formação ideal. Todas essas frentes possuem vantagens e desvantagens e, na minha opinião, não existe uma melhor, tudo depende do pessoal que se tem em mãos.

Espero ter pago a dívida com o Cohen e ajudado a todos! Quaisquer dúvidas, entrem em contato @marceloarantes_ ou  pelo Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário