Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Voando na neblina

Na tarde do último domingo (13), no Sport Club Internacional, no Alto da Serra, em Petrópolis, debaixo de muita chuva aconteceu o duelo entre Internacional Wolves e Volta Redonda Falcons, válido pelos amistosos de pré-temporada da Liga Fluminense de Futebol Americano (LiFFA).

Jogos com chuva não podem ser parâmetro para ninguém. O jogo muda, toda tática vai literalmente por água abaixo. Entre punts, snaps errados e three and outs das duas equipes, o Volta Redonda Falcons, no primeiro período, forçou um safety no Wolves e assim levou o placar até a paralisação da partida, que com a forte neblina, fez com que os técnico decidissem encerrar o jogo. Os Falcons já tinham mostrado que são capazes de jogar fora de casa, afinal, é muito difícil trazer 40 jogadores pra uma outra cidade.

Campo de jogo no fim do segundo quarto. (foto: Rafael Mello)

Análise Wolves:

Ainda não foi encontrado o quarterback titular pra essa temporada, mas Murilo mostra confiança, Rodolfo também (até demais). Murilo segura demais a bola, Rodolfo eu prefiro nem comentar pra não me irritar. A chuva atrapalhou os dois, mas pra tudo que os cercava, foram bem.

Holyfield teve sua primeira partida pelo Wolves em 2014, foi bem e conseguiu uma boa corrida, dando o único first down do Wolves na partida, mas não foi só no ataque que o negão jogou. Guilherme Diego voltou, me arrisco a dizer que ele é o corredor mais "tanque" da liga, é no melhor estilo "abaixa a cabeça e vai", grande volta. Antônio é bem Darren Sproles, sabe entrar nos bloqueios, mas sem proteção não há chance pra um jogador com o porte dele.

Sem jogo aéreo, sem atuação dos wide receivers. Me desculpem, mas não tem como analisá-los hoje.

Só falta uma linha ofensiva pra chegar no ideal. O revezamento entre DL e OL não é marca do Wolves, mas por enquanto, é necessário. Falta entrosamento, mas pra quem quer ser campeão não há limites quando o assunto é se doar em campo.

A defesa foi bem, mostrou que consegue se manter com um desfalque ou outro, mas Gustavo, Emanuel, Celso e Giardini (jogou de center improvisado) fazem falta. Se todos jogarem juntos, vão reviver a grande defesa de 2013. Fazendo as observações: PA jogou bem e liderou a defesa em campo, Holy fez sua estréia como linebacker e se revelou um hard hitter. A linha defensiva, quando completa, jogou bem e pressionou a linha do Falcons. Arthur, cornerback, está dando tackles precisos, é um exemplo pra todos os defensores.

Análise Falcons:

Um time de flag marca um amistoso, ninguém sabe nada sobre eles, nenhum representante fez contato ou publicação, a pergunta que rondava era: quem são os Falcons e o que eles têm pra "oferecer"?

Thuler, quarteback, não conseguiu mostrar seu jogo, pois as condições climáticas não eram favoráveis ao passe. Quando arriscou, na maioria das vezes, passes longos para mais de dez ou 15 jardas da linha de scrimmage. É o primeiro jogo que eu vi desse rapaz, mas se estiver em um dia inspirado, dará trabalho. Só a mecânica de arremesso e o spin da bola que me assustam (e muito), mas pode evoluir.

O jogo corrido é bom, há dois bons corredores no plantel, o camisa 43 e o 23, infelizmente, não sei o nome deles. Os dois têm noção de bloqueio, sabem entrar nos gaps e as defesas que tiverem uma secundária leve vão sofrer. Em nenhuma vez os Falcons saíram em singleback, facilitaram muito a leitura das corridas.

Volta Redonda, provavelmente, tem o corpo de recebedores mais alto da liga. O camisa 87 é bem atlético, foi o alvo favorito em big plays, mesmo nenhuma sendo completa. Pouca variedade de formações, pouca criatividade, fácil leitura do ataque. VR tem material humano, mas precisa ser criativo. Quem não ousa na LiFFA, não vence. Vide 2013.

A linha ofensiva dos Falcons é enorme, só gordo. Ocupam muitos espaço, mas acredito que ainda falta um pouco de noção e técnica. Deve ser normal na transição do Flag para o No Pads.

A defesa foi muito bem, destaco o "Cachorro Louco". Um jogador bem elétrico, toda jogada pra ele é como se fosse a última. Pra ele, não há estratégia, pelo visto, é no jeitão "vai e vê o que dá". Obviamente, há algumas coisas que precisam ser acertadas, como as marcações mano a mano e zona. Algo que eu acho fundamental é conhecimento de regras. Os Falcons precisam.

Se cumprirem todas as exigências do torneio estará dentro. Que assim seja, até a LiFFA 2014.

7 comentários:

  1. Bom jogo, disse tudo. Seria bem melhor sem chuva, queríamos ter uma noção mais precisa, pq flag é outro esporte, mas já deu prá aprender um bocado com vcs, obrigado pelas dicas aí.

    ResponderExcluir
  2. Acho importante que os Falcons precisam conhecer as Regras, mas quem na verdade pecou com o conhecimento das regras foi os Wolves e os árbitros.

    ResponderExcluir
  3. Wolves: Ataque fraco, Defesa forte

    Falcons: Ataque fraco, Defesa muito forte

    ResponderExcluir
  4. So pra responder o amigo ai em cima ESTAVA chovendo A secundaria deles nao ia nen ver WR TE passando Aguardem o proximo jogo ok ai vcs poderam tirar algo de sensato sobre o ataque MAIS nossa defesa E MONSTRO MESMO HUAHUAHUAHUAHUA

    ResponderExcluir
  5. Acho no mínimo engraçado declarar a equipe invicta na temporada regular de 2013 como "fraca". Nosso ataque era onde o time mais pecava? Com toda certeza. Mas para por ai.
    Ao menos sugerir que qualquer time da liga, excluindo Yetis e Rockers, é melhor que o Wolves, é ridículo. Todos os outros estão sem experiência, não tem onde se basear.
    Acho... Curioso, observar em como uma galera usa o ultimo jogo como parâmetro pra qualquer coisa.
    Só serviu pra um motivo: mostrar que o Falcons tem disposição de competir.

    Agora, ir em um jogo é mole, BS e Jubartes também viajaram pra um jogo em 2013. Quero ver aguentar a temporada toda. E espero que aguentem. A liga só tem a ganhar.
    Coloquem a cabeça no lugar e vamos tratar de treinar, todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Não é irônico falar em flag com o tanto de tackles que o Wolves levou? Quase todos FL? As brincadeiras com a história do flag foram repetitivas com o ataque, mas engraçado que com a defesa Falcons ninguém falou nada disso... Diante disso só fica uma pergunta: O que que "wolves"??? TTSFF!!

    ResponderExcluir